sábado, 15 de junho de 2013

As FARC e o Crime Organizado Carioca

por Diana Carolina Jiménez
O governo do Rio de Janeiro, estaria a ponto de firmar um convenio com a Policia Federal para investigar o novo perfil das FARC naquela cidade. 
Flavio Bolsonaro, deputado estadual fluminense, autor da iniciativa tramitada como projeto de lei, expressou a este diário seu temor que os nexos entre a organização narcoterrorista e o crime organizado na cidade resultem em possíveis atentados contra o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, e/ou durante a Copa das Confederações, que se realizarão neste mês.
"A intenção é chamar a atenção sobre uma nova forma de operação das FARC no Brasil. Tivemos acesso a informes de inteligencia que mostram que as FARC seguem dando treinamento a grupos brasileiros e que se aliaram com empresários e fazendeiros para lavar no Rio de Janeiro o dinheiro procedente do narcotráfico", afirmou.
De acordo com o legislador, os vínculos das FARC já não são com os "peixes pequenos" que vendiam drogas nas favelas mas sim com os "grandes peixes" que nunca foram identificados e que financiam o narcotráfico no Rio de Janeiro.
"Estão utilizando empresas e fazendas de pessoas ricas no Rio de Janeiro como fachada para lavar dinheiro", afirmou.
A proposta será analisada em regime de urgência para que as medidas necessárias sejam implementadas antes mesmo da realização dos eventos. 
"Se fala muito do combate ao narcotráfico e ao terrorismo, porém vemos guerrilheiros das FARC transitando livremente pelo país sem que nada seja feito. Vou exigir uma ação contundente em relação a essa organização e sua presença no Brasil", afirmou o parlamentar que pertence a um partido da coalizão da presidente Dilma Rousseff. 
De acordo com Bolsonaro, "as relações das FARC com o Comando Vermelho, Amigos dos Amigos e Primeiro Comando – as principais organizações do crime organizado no Rio – são antigas e conhecidas, porém até o dia de hoje nada se fez para frear esse intercambio que alimenta a cidade do Rio com armas e drogas, mantendo o nível de violência crescente na cidade". 
O projeto também tem por objetivo que as autoridades brasileiras deixem de considerar as FARC um movimento político e finalmente as tratem como organização narcotraficante e terrorista.
Fonte:  tradução livre de El Colombiano
COMENTO:  não sei se é por que o autor do projeto é o deputado Bolsonaro, ou se por que ele agride os interesses das FARC e de bandidos "graúdos", em nossa "grande imprensa", há um silêncio ensurdecedor sobre o assunto!
.

Nenhum comentário: