terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Os Sequestrados que Faltam ser Liberados Pelas FARC

.
- Sargento Luis Alfredo Moreno Chagüezá: Foi sequestrado em 3 de agosto de 1998 junto a 20 outros uniformados, durante o ataque à base antinarcoticos da Policia em Miraflores (Guaviare). No momento de seu sequestro tinha 29 anos e era 1º Cabo. Durante sua estada na selva morreram seu avô materno e seu tio, e nasceram dois sobrinhos. Sua mãe se converteu em uma caminhante por sua libertação.
.
- Sargento Robinson Salcedo Guarín: É oriundo de Ambalema (Tolima).  Foi sequestrado em 3 de agosto de 1998 junto a 20 outros uniformados, durante o ataque à base antinarcoticos da Policia em Miraflores (Guaviare). . Foi sequestrado sendo 1º Cabo. Se nega a cortar o cabelo enquanto não recuperar sua liberdade, por isso ficou conhecido como 'El Mechudo'. É o mais velho de 6 irmãos.
.
- Sargento Luis Arturo Arcia: Nasceu em Chita em 26 de fevereiro de 1971 e vivia com sua mãe em Tunja até ingressar no Exército. Foi sequestrado sendo 1º Cabo durante ataque guerrilheiro na garganta El Billar (Caquetá) em 3 de março de 1998. Quando a guerrilha o levou tinha 27 anos.
.
- Sargento Luis Alfonso Beltrán Franco: Foi sequestrado em 3 de março de 1998 durante ataque na garganta El Billar (Caquetá) , que durou três dias. Na época era 1º Cabo e estava vinculado à Brigada Móvel 53, após ter passado por Melgar, Villavicencio, San Vicente de Chucurí, Villa de Leyva, Tolemaida e Tunja. Desde seu sequestro, foram apresentadas duas provas de sua sobrevivencia. 
.
- Cabo José Libio Martínez: Foi sequestrado em 10 de Julho de 1999, no ataque das FARC a Puerto Rico (Meta). É o refém com mais tempo em cativeiro. Desde seu sequestro, foram recebidas quatro provas de sua sobrevivencia. A última, em agosto de 2004, foi um vídeo. Por essas mensagens se soube que o Subtenente Rojas sofre de paludismo (malária). Seu filho de 10 anos, Johan Steven, nasceu meses depois de que seu pai foi sequestrado, por isso não se conhecem.
.
- Coronel Edgar Yesid Duarte Valero: Foi aprisionado pelas FARC quando tinha o posto de Capitão, em 14 de outubro de 1998 em El Doncell (Caquetá). Foi sequestrado junto ao Tenente Elkin Hernández Rivas e um patrulheiro da Policia, em um falso bloqueio quando ia para Florencia reunir-se com outros comandantes. Desde então se viu duas provas de sua sobrevivencia, a última em 6 de junho de 2010. É casado com Susy Abitbol e tem uma filha que não viu crescer.
.
- Tenente Elkin Hernández Rivas: Foi sequestrado  pelas FARC em 14 de outubro de 1998. À época, tinha 22 anos. Ele foi aprisionado pelas FARC quando se deslocava pela estrada que vai de Paujil a Florencia (Caquetá). Sua última prova de vida foi dada a conhecer em 6 de junho de 2010.
.
- Sargento César Augusto Lasso Monsalve: Nasceu em Manizales (Caldas) em 1967. Foi sequestrado em 1 de novembro de 1998 na tomada de Mitú (Vaupés), junto a outros 61 membros da força pública. Imediatamente se converteu em parte do grupo de 'canjeables' (negociáveis) das FARC. Durante os primeiros seis anos de cativeiro, não se teve noticias suas. Em 28 de novembro de 2008 sua mãe, Fabiola Monsalve, organizou uma marcha em favor da libertação dos sequestrados em Cali. Não conhece seus filhos.
.
- Sargento Luis Alberto Erazo Maya:  Foi sequestrado na tomada da estação de Curillo (Caquetá) em 9 de dezembro de 1999. Sua última prova de vida foi dada a conhecer em 6 de junho de 2010. Nesta, solicitou ao comandante das FARC, Guillermo León Saenz, vulgo "Alfonso Cano", uma disposição de diálogo que lhe permita estar em liberdade no próximo Natal.
.
- Sargento José Libardo Forero Carrero: Foi tomado como refém das FARC em 12 de julho de 1999 em Puerto Rico (Meta), durante um ataque guerrilheiro iniciado no dia 10 do mesmo mês. Forero havia sido destacado cinco meses antes para aquele município e só restava um para voltar à sua base permanente, que era Villavicencio. Não se tem noticias dele desde 2009. É pai de dois jovens: Noli, de 15 anos, e Anderson, de 19.
.
- Intendente Jorge Trujillo Solarte: Seu sequestro ocorreu em 10 de julho de 1999, quando as FARC incursionaram contra a estação de Policia de Puerto Rico (Meta). Não conhece seus filhos.
.
- Intendente Wilson Rojas Medina: Foi sequestrado durante a tomada de Puerto Rico (Meta)  pelas FARC, em 10 de julho de 1999, junto com outros 28 policiais.
.
- Intendente Carlos José Duarte Rojas: Foi sequestrado em Puerto Rico (Meta), em 10 de julho de 1999, durante uma incursão das FARC, na qual destruíram o posto de policia com um carro blindado artesanal. No momento de seu sequestro tinha 29 anos. Está casado e tem dois filhos que não conhece.
.
- Intendente Jorge Humberto Romero: Foi privado de sua liberdade em 10 de julho de 1999 em Puerto Rico (Meta). Sua última prova de vida foi dada a conhecer em 7 de setembro de 2009. Nesta, enviou saudações a toda sua família, através de um vídeo.
.
- Intendente Álvaro Moreno: Foi sequestrado em 9 de dezembro de 1999 durante a tomada guerrilheira à estação de Policia de Curillo (Caquetá). Sua última prova de vida foi dada a conhecer em agosto de 2009. É pai de dois menores: Nelly e Kevin Moreno.
Fonte:  tradução livre do jornal El Tiempo
COMENTO: mais de uma dezena de pessoas que se encontram prisioneiras há mais de uma década, sobrevivendo em condições sub-humanas na selva, sem terem cometido delito algum. Seus captores fazem parte da quadrilha que o governo brasileiro reluta em qualificar como bandidos e terroristas.
.

Nenhum comentário: