domingo, 21 de novembro de 2010

Descoberta Captura da Internet pela China

por Jesus Diaz
Especialistas em crimes cibernéticos conseguiram provas de que a China "sequestrou" a Internet por 18 minutos em Abril passado. China teria se apoderado de 15% do que circulou nas redes militares e civis dos Estados Unidos, bem como de outros países ocidentais - uma parcela considerável. Ninguém sabe os motivos.
Todavia, nós sabemos como isso aconteceu. Em 8 de Abril, os roteadores da Telecom Chinesa enviaram mensagens informando que seus canais da rede estavam com disponibilidade naquele momento. Como o roteamento do tráfico é baseado na confiança entre os provedores mundiais de telecomunicações, outros roteadores redirecionaram seu tráfico para a rede chinesa.
O especialista em segurança Dmitri Alperovitch - Vice-presidente de pesquisas da McAfee - disse que isso acontece "acidentalmente" poucas vezes por ano, mas que dessa vez foi diferente: a rede da China Telecom absorveu todos os dados e os retornou sem qualquer atraso significante. Anteriormente, esse tipo de incidente resultaria em problemas de comunicação, mas especialistas acreditam que dessa vez não foi um acidente mas uma tentativa deliberada de capturar o maior número possível de dados.
O motivo disso ter ocorrido, ninguém sabe. Alperovitch acrescentou que os chineses podem ter capturado e manipulado os dados que passaram por sua rede.
Esse é um dos maiores - se não o maior - sequestro de que se tem notícia. O que aconteceu com o tráfico enquanto estava na China? Ninguém sabe. Imagine a capacidade e habilidade existente em sua (chinesa) rede. Eu não estou certo de que exista mais alguém no mundo que possa ter capturado tanto tráfico sem um grande esforço.
Enquanto o governo norte americano diz que isso não é alarmante, isto é certamente enigmático. Não faz sentido a China Telecom agir desse modo extraordinário sem um objetivo específico. Talvez não tenha ocorrido um motivo malicioso, mas isto certamente aparenta ser um teste do poder de controle da rede. De qualquer modo, é possível que isso possa ocorrer novamente a qualquer hora.
Eu não sei quanto a você, mas eu não me sinto confortável com a ideia de que a China possa capturar um volume tão grande de informações sem qualquer explicação.
Send an email to Jesus Diaz, author of this post, at jesus@gizmodo.com
Leia mais, em inglês, clicando no enlace National Defense Magazine, ou na fonte.
Fonte: tradução livre de Gizmodo

Um comentário:

Anônimo disse...

Tome um hemético potente, antes de acessar isso:


http://bootlead.blogspot.com/