domingo, 10 de maio de 2009

Dia da Cavalaria


.
O QUE É CAVALARIA
Desde os tempos mais remotos, o homem persegue a ideia de combater em vantagem de posição, isto é, de uma forma que lhe garanta superioridade em relação ao inimigo.
Tal vantagem era obtida montado-se em um elefante, em uma plataforma empurrada ou séculos depois, em um cavalo. O idioma sânscrito chamava essa forma de combater em vantagem de posição de AKVA.
Mais tarde, os romanos passaram a utilizar o cavalo castrado para o combate e o cavalo inteiro para outras tarefas. Ao cavalo de combate, chamavam de CABALLUS, corruptela do original AKVA. Ao cavalo inteiro, chamavam EQUUS. Havia pois, a preocupação de associar a designação terminológica do animal ao fim a que se destinava. A ação caldeadora do tempo acabou distorcendo a função etmológica daquelas duas palavras, pois no combate, como utilizava-se o animal macho e mais forte, CABALLUS ficou sendo a designação genérica alusiva a todo o animal macho, castrado ou não, e EQUUS a palavra do animal fêmea.
Essa distorção, somente os idiomas latinos herdaram. Os idiomas saxônicos mantiveram-se fiéis às definições primitivas. Deste modo, não fazem confusão entre a forma de combate, o combater em VANTAGEM DE POSIÇÃO, em inglês CAVALRY, e o animal cavalo, em inglês HORSE.
CAVALARIA, pois, como é entendida em terminologia militar, designa uma forma de combate e essa forma já utilizou o elefante, o cavalo e hoje em dia utiliza o CARRO DE COMBATE.
COMENTO: No Exército Brasileiro, a Arma de Cavalaria tem como Patrono o Marechal Manoel Luis Osório, herói brasileiro que iniciou seus feitos militares na Guerra da Independência do Brasil, combatendo as tropas portuguesas estacionadas na Provincia Cisplatina (atual República do Uruguai). Posteriormente, participou da Guerra Cisplatina, Revolução Farroupilha, Guerra contra Oribe e Rosas, e Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai). Exemplo de homem com virtudes de guerreiro e cidadão, sua postura honrada e altiva em todos os momentos de sua vida levaram-no ao altar dos heróis.
A data de 10 de maio, data de seu nascimento, é dedicada à Arma de Cavalaria.
Que o exemplo altaneiro de Osório continue a guiar meus irmãos Cavalarianos! Parabéns pelo seu dia!
.

Nenhum comentário: