terça-feira, 21 de abril de 2009

Ou o Congresso Brasileiro Reage ou Pratica Suicídio Coletivo

por Reinaldo Azevedo
Deputados e senadores têm apenas uma alternativa, acho eu, para estancar a sangria — de reputação — que hoje enfraquece o Congresso: assinar um documento pedindo desculpas aos brasileiros pelas farras com as passagens aéreas. Sei que há outras farras. Mas essa, parece, atravessou todos os partidos, todas as ideologias, toda a hierarquia. Deixariam de assinar o documento apenas aqueles que usaram pessoalmente as cotas, sem transferir passagens a ninguém, e para o exercício do mandato. É bem possível que ninguém se enquadre nessa exigência.
Não estou sendo irônico, não. Falo sério. O Congresso brasileiro parou. Nada mais que Câmara e Senado digam ou façam é levado a sério pelo eleitor. A cada dia, surgem nomes novos na lista das passagens. A desmoralização parece não ter fim. Estamos sem o Legislativo. É como se ele tivesse acabado. O Executivo governa o país como déspota. Os escândalos vão pipocando, e deputados e senadores nada têm a dizer porque ocupados em se justificar. O expediente iguala oposição e situação.
Pois que façam o documento e assumam o erro. Mais ainda: admitam que as cotas eram usadas como salário indireto. Por isso os deputados e senadores não viam mal nenhum em usá-las para pagar viagens de familiares e amigos. Cada um faz o que quer com o seu dinheiro. É verdade. Ocorre que o dinheiro não era deles. Era do Congresso — de fato, dos brasileiros.
Mas parece que os valentes não perceberam o tamanho do buraco. Ao criarem “novas” regras para as passagens, apenas oficializaram a mamata, o que é o fim da picada. Eles realmente acham que temos a obrigação de pagar as viagens de seus familiares. E, é claro, nós não temos. A lambança não pára aí: as duas Casas legislativas são dois pantagruélicos cabides de empregos.
Neste momento, o Legislativo está acabado. Ou os líderes partidários se dão conta disso, ou, reitero, continuarão a reboque do Executivo, sendo vistos pela população como pesos mortos, que custam caro ao país, locupletam-se e ainda não nos trazem nenhum benefício. Que essa gente se emende. Ou, na prática, chegaremos à venezuelização sem que o Executivo nem precise avançar sobre o Legislativo, como fez o Beiçola de Caracas. Aqui seria tudo mais fácil: os senhores parlamentares prefeririam o suicídio coletivo.
Ou o Parlamento brasileiro reage ou morre. E a reação pede duas iniciativas: o pedido de desculpas e a moralização de procedimentos.
Fonte: Reinaldo Azevedo
COMENTO: atualizando com mensagem eletrônica recebida do meu amigo Áureo:
"Acredite se quiser: segundo Carlos Chagas, conhecido jornalista, o Senado tem 81 senadores, 181 diretores e 11 mil funcionários. A Câmara dos Deputados tem 104 diretores, 10 mil funcionários. E ambas as Casas do Congresso têm, ainda, 20 mil trabalhadores terceirizados. Essas informações estão na coluna do jornalista citado, na Tribuna da Imprensa, de 21.03.2009.
Faça as contas: para 584 parlamentares (81 senadores e 503 deputados federais) são necessários realmente 285 Diretores? 1 Diretor para cada 2 parlamentares?
Tem mais: 21.000 funcionários? Ou seja: 359 funcionários (concursados?) por cada parlamentar?
E, ainda, há os 20.000 terceirizados. Aí, teremos cerca  de 700 funcionários por cada parlamentar.
Será que errei ao fazer as contas, ou o Carlos Chagas pirou, ou piraram nossos congressistas?
Por favor, divulguem. Não se trata de campanha pela moralização do Congresso (ISTO SÓ OS CONGRESSISTAS PODEM FAZER). É CAMPANHA PELO RESPEITO AO DINHEIRO PÚBLICO"
.

Nenhum comentário: