sábado, 24 de maio de 2008

Exercício de Cidadania

.
Parte nº 564/CGEGAR/
               Brasília, 15 de maio de 2007.
               Do Coronel Aviador Narcelio Ramos Ribeiro
               Ao Exmo. Sr. Comandante-Geral de Operações Aéreas
               Assunto: Falsa queima de arquivo na Base Aérea de Salvador
1. Informo a V. Exa., que estou processando a Rede Globo e o Estado Brasileiro por danos morais, decorrente das reportagens relativas ao (conforme afirma a justiça) 'teatro de péssimo gosto', que ficou conhecido como 'queima de arquivos na Base Aérea de Salvador'.
2. Nesse sentido, utilizarei de todos os meios legais e éticos para reparar os danos causados pelas reportagens em lide e para divulgação dos fatos verdadeiros.
3. Essa minha atitude deve-se aos seguintes motivos:
a) para quase todos brasileiros e, até mesmo, para o efetivo da Aeronáutica, a BASV destruiu documentos;
b) a verdade, que prevaleceu, foi a que a Rede Globo 'colocou no ar', apesar da justiça chegar a conclusões opostas à versão noticiada pela emissora em tela; e
c) o mais importante, os quase 1100 homens e mulheres que faziam parte da guarnição da Aeronáutica em Salvador (além do pessoal da reserva, pensionistas e reformados) estão sob suspeita até os dias atuais e, portanto, cabe a mim, como Comandante daquele período, defendê-los ou responder pelos atos ocorridos dentro daquela Organização Militar.
4. Os arquivos colocados na BASV, representam uma nova modalidade de crime, em que os criminosos não se contentam apenas em cometer o ato, juntam-se a inocentes e a pessoas desonestas para imputar a culpa a outrem. É o crime coletivizado, democratizado, que tem força para tentar sobrepujar as decisões dos magistrados e para desacreditar o trabalho do Ministério Público e as investigações da Polícia Federal. Num português polido poderíamos chamá-los de neo-criminosos. Para mim são bandidos.
5. Fatos como esse, quando atingem aos objetivos planejados, resultam na destruição de pessoas honestas, de famílias, de instituições, na vitória do crime e no aumento da sensação de insegurança.
6. Outrossim, informo a V. Exa., que a minha atitude está amparada no Art. 5° (cláusula pétrea), inciso X da constituição (são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação).
7. Por oportuno, sinto-me no dever de registrar, que, durante todo o período em que durou as acusações contra a BASV, as mulheres e homens de todo o contingente da Aeronáutica em Salvador tiveram comportamento baseado na ética, honestidade, confiança recíproca, profissionalismo, dedicação e nos pilares que sustentam nossa instituição (hierarquia e disciplina). Em instante algum, alguém deu entrevista ou ficou do lado dos criminosos. Ao contrário, foram atitudes exemplares, norteadas pelos padrões de valores absolutos da sociedade brasileira.
NARCÉLIO RAMOS RIBEIRO Cel Av
Chefe do Centro de Guerra Eletrônica do COMGAR
Comentário da fonte: Apenas lamento que o documento não tivesse sua divulgação feita há mais tempo. Creio ser da mais alta importância não deixar sem resposta as aleivosias que são arguidas contra nós. O Cel Av Narcélio está de parabéns pela atitude tomadaPena que os meios de comunicação, sempre tão rápidos em ofender e atacar as Forças Armadas, não tenham a dignidade de reconhecer seus erros.
Fonte: Navegação Programada
COMENTO: Eis aí um exemplar em extinção: um líder que se preocupa em defender seus comandados, além de não acovardar-se sob o argumento de "evitar polêmicas". Essa é a atitude que deveria ser tomada por todos os chefes quando vêem sua Instituição ser enxovalhada!!
Parabéns, apesar do atraso, ao Cel Narcélio!!

Nenhum comentário: