quarta-feira, 14 de maio de 2008

As Reservas Indígenas e as Fronteiras ao Norte do Brasil

.
Grande parte das nossas fronteiras com a Colômbia (área de selva habitada pelas FARC) são de reservas indígenas.
Nas fronteiras com a Venezuela de Chavez, faltam apenas duas pequenas partes para completar a totalidade.
Com a Guiana (inglesa), há o problema da reserva Raposa Serra do Sol no pico do Brasil.
Com o Suriname (holandesa), praticamente toda a fronteira. Não é para menos que tantos catequistas holandeses circulam entre nossos índios.
Porque será que a maior concentração de reservas indígenas está justamente nas NOSSAS FRONTEIRAS? Porque nosso governo insiste em firmar uma reserva contínua e não em ilhas, na Raposa Serra do Sol?
Vejam a próxima imagem e entenderão os motivos. As partes na cor amarela são reservas indígenas!
Vejam a concentração dos minérios, não por coincidência em sua maioria, dentro das reservas demarcadas pelos governos brasileiros.

Desde Sarney, um presidente ilegal já que deveria convocar novas eleições nos próximos 3 meses após a morte de Tancredo, conforme nossa Carta Magna e não o fez, TODOS OS PRESIDENTES FORAM CONIVENTES COM ESTAS GRANDES EXTENSÕES FRONTEIRIÇAS DE RESERVAS INDÍGENAS, TOTALMENTE E PROPOSITALMENTE ABANDONADAS PELA PRESENÇA DO ESTADO.
Hoje, nossa única garantia de fronteira é a presença "insistente" das nossas Forças Armadas, estes que um dia juraram defender tanto o povo quanto o território brasileiro. E cabe a nós dar-lhes o apoio necessário para que consigam realizar o seu trabalho.
Muito obrigada General Heleno, até que enfim  depois de muitos anos que bem sei, vocês tentaram abrir um debate dentro do Ministério da Defesa e nunca foram ouvidos , um General da ativa vêm à público trazer um problema tão grave quanto este.
É a nossa vez!!! Precisamos nos manifestar, mobilizar. Escrever ao STF, aos Deputados Federais, aos Senadores, aos meios de comunicação.
Vejam a concentração dos minérios, não por coincidência em sua maioria, dentro das reservas demarcadas pelos governos brasileiros
A Rodovia Federal 174, que sai de Manaus, atravessa Roraima e que foi construída pelo Exército, é a única via de transporte terrestre para se chegar às cidades limítrofes da fronteira. E é exatamente ela que alguns índios fecham, por orientação de estrangeiros, a partir das 18 horas. Ali ninguém passa, a não ser que pague pela autorização (o pedágio cobrado chega a 2 mil reais), no caso de carga que tenham limite de validade, a exemplo de alimentos e medicação.
Ana Prudente

Nenhum comentário: