quarta-feira, 2 de abril de 2008

Oposição Boliviana Rejeita Mediação de Brasil, Argentina e Venezuela

.
O influente Comitê civil-empresarial da região opositora de Santa Cruz vetou a eventual presença de Brasil, Argentina e Venezuela em uma comissão mediadora internacional para solucionar a crise política na Bolívia, informou nesta quarta-feira a imprensa local.
"Os governos de Brasil, Argentina, Venezuela e outros amigos estrangeiros do MAS (Movimento Ao Socialismo, no governo), não vêm à Bolívia para mediar. Vêm para defender seus próprios interesses, vêm para defender os interesses de suas empresas multinacionais", ressalta um comunicado do Comitê Cívico, publicado pelo jornal La Razón.
A organização civil, fortemente ligada a ricos empresários agroindustriais, revelou que existe um pré-acordo para que Brasil, Argentina, Colômbia e México integrem uma comissão mediadora, que se somaria aos esforços da Igreja Católica no diálogo com o governo e a oposição para solucionar a crise política.
Com relação aos países que atuariam para facilitar o diálogo, o Comitê Cívico frisou que "o mais importante é que a composição do grupo de países amigos internacionais seja equilibrada e não esteja submetido à influência do (presidente) venezuelano (Hugo) Chávez".
O presidente Morales mantém estreitos laços políticos com os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez, países que também têm atividades petroleiras na Bolívia, por meio de suas empresas Petrobras e PDVSA.
Além da mediação da Igreja Católica, uma comissão da Organização de Estados Americanos, liderada pelo ex-chanceler argentino Dante Caputo, estuda na Bolívia a possibilidade de se buscar uma aproximação entre o governo e regiões opositoras, que tentam estabelecer a nova Constituição de cunho indígena e os estatutos autonômicos.
COMENTO:
1. Pelo visto, a oposição boliviana tem olhos e ouvidos melhores que a "oposição" brasileira.
2. Onde está escrito "empresas multinacionais" e "estreitos laços políticos", leia-se subordinação ao Foro de São Paulo!!!
.

Nenhum comentário: